sexta-feira, 28 de maio de 2010

CALÇAMENTO

Nas minhas primeiras impressões sobre a entrada no mestrado em Informação e Comunicação em Saúde na Fiocruz, mostrei os meus medos e temores e como estava apavorada.

Encontro-me agora na serra de Petrópolis, cercada de verde, com um belo rio a minha frente, um estábulo ao meu lado num convívio de bois e cavalos, cheiro de pasto e som de pássaros.



Não mais aturdida, mas já na busca de caminhos mais sedimentados, começo a traçar os primeiros passos para a dissertação e para o entendimento da proposta do mestrado. Sem resistências, busco na disciplina Fundamentos a base, o chão para o meu caminhar. Em Regimes o cenário para a minha produção, na Iniciação a Pesquisa algumas pedras que sinalizarão o minha trajetória. E, na disciplina Portifólio esqueço o Cristina, já que o Ester já abandonei há muito e, assumo o meu sobrenome RUAS, o caminho, a trilha que começo a calçar.

Definido o tema da dissertação “avaliação das novas imagens e frases nos maços de cigarro” fui pelo instinto de jornalista em busca das fontes que trabalharam com o assunto. Marquei um encontro com Cristina Perez (Pedra 01), que integra a equipe de tabagismo do INCA, responsável pelo trabalho das novas imagens de advertência. Bem recebida, Cristina me colocou em contato com os pesquisadores que realizaram o trabalho e encaminhou alguns artigos e pesquisas de avaliação.

Deste encontro várias possibilidades foram colocadas a minha frente que podem redundar em interseções, redes, conexões ou simplesmente caminhos distintos. Resolvi percorrê-las com muita atenção e prudência, para não perder de vista a faixa de chegada.

Como nada é por acaso, coincidentemente, na primeira aula , Dália mostrou no site da Fiocruz que naquele exato momento Andre Szklo (Pedra 02) estava defendendo sua tese sobre tabagismo. Também do departamento de tabagismo do INCA, Andre Szklo realizou um estudo comparativo (prazer e aversão) idéia primeira de minha dissertação. Assim, marquei um encontro e conversamos por meia hora. Tempo o bastante para me mostrar outros caminhos possíveis de serem percorridos. Saí de lá com os quatro artigos por ele publicados para leitura e uma porta entreaberta. O trabalho foi realizado com fumantes e, o meu interesse, não é a cessação e sim vencer a experimentação e a iniciação do tabagismo. Assim, o meu público alvo seria de não fumantes. Para melhor entendimento coloco o resumo de um dos artigos de Szklo.

Vulnerabilidade e percepção de saúde auto-referida entre fumantes leves e pesados: a relação com mensagens anti-fumo voltadas para o apelo ao medo imediato



Criatividade e inovação das estratégias de recrutamento de fumantes são fundamentais para aprimorar as ações de controle do tabagismo. Atualmente, no Brasil, por meio das imagens de advertência presentes nos maços de cigarros, há uma divulgação permanente e intensa de mensagens que provocam sentimentos de perda associados ao tabagismo, os quais são importantes para estimular o acesso a linhas telefônicas de apoio à cessação. Comparou-se a taxa de ligação para aconselhamento telefônico observada após introdução de nova estratégia de recrutamento reativo focada no tema "fumar é perder fôlego" e adaptada ao cenário do metrô do Rio de Janeiro, com as taxas verificadas para duas outras estratégias reativas existentes. Independentemente da faixa etária, houve maior resposta para a nova estratégia proposta. Apesar da grande sensibilização, no Brasil, quanto aos malefícios do tabaco, novos formatos de comunicação abordando temas de relevância pessoal podem aumentar a quantidade e diversidade da população de fumantes recrutada para serviços de aconselhamento telefônico de suporte à cessação.



Minha próxima fonte foi a dos pesquisadores de área de arte e design da PUC Rejane Spitz e Gamba Júnior (Pedras 03 e 04). Um final de tarde que me rendeu uma noite no bar do namorado da Regina em Niterói (foi ótimo!) e um convite a participar do projeto no qual estão envolvidos de avaliação das novas imagens e frases dos maços de cigarro, tendo como base teórica os estudos culturais. Não podia ser melhor, mais amigos na Rede, mais artigos no meu arquivo para leitura e um novo bar para freqüentar. Um espetáculo!

Neste momento estamos na busca de financiamento para as três etapas da pesquisa, e eu, particularmente, na tentativa de marcar um encontro com Inesita Araújo e Kátia para ver do interesse de inserir este projeto na proposta do Observatório da Saúde.(Fiocruz/SVS/INCA/MS/PUC)

Enquanto isso, já comecei a reunir todo o clipping da época através das assessorias de comunicação do Ministério da Saúde e do INCA, para dar inicio a primeira etapa da pesquisa. Não mais um estudo comparativo, mas uma avaliação de um tema da área da saúde, tendo como objeto a comunicação através de imagem e texto e, os estudos culturais sedimentando esta caminhada, numa linha interdisciplinar. Mais ou menos assim:



Avaliação das imagens de advertências com o método da análise de discurso



Os dispositivos analíticos da análise de discurso são diversificados e incluem técnicas de pesquisa de campo que podem ir de entrevistas semi-estruturadas a grupos focais com dinâmicas complexas. Mas, tendo em vista o conhecimento desses pesquisadores de algumas demandas prioritárias de avaliação em relação ao presente objeto (Imagens de advertência em maços de cigarro), foi delineado um projeto que responde a essa imersão anterior e a uma primeira predição de resultados. O projeto seria organizado em 3 fases:



- Pesquisa e análise de conteúdo híbrido publicado: análise de Mídia



Como já foi veiculado um extenso material na mídia nacional e internacional por ocasião do lançamento das novas imagens de advertência, já há uma produção discursiva e híbrida que se oferece como primeira amostragem. A organização dessa etapa consiste, em um primeiro momento, na definição de um referencial teórico e na pesquisa de investigações correlatas e produções acadêmicas sobre o tema. Definido esse dispositivo teórico, parte-se para o levantamento da amostragem através de técnicas de clipping impresso e eletrônico com um recorte temporal que envolva o lançamento das imagens e sua abrangência internacional. A amostragem perspectiva produtos jornalísticos (nacionais e estrangeiros, mídia impressa e eletrônica); artigos de pesquisas; material publicitário do próprio INCA e releases da assessoria de imprensa.



Esse mapeamento e análise produzem um primeiro material que é um relatório que já descreve um panorama dos discursos produzidos no entorno do lançamento das imagens e dados qualitativos sobre a sua repercussão. Mas as categorias de análise levantadas terão uma contribuição particular de estruturar as entrevistas da próxima etapa.



- Entrevistas semi-estruturadas e questionários baseados nas categorias levantadas na etapa anterior;



- Grupos focais de aprofundamento qualitativo dos dados quantitativos da segunda fase.

Busco agora a (04 e 05 Pedras) Eliana Volchan pesquisadora Laboratório de Neurobiologia da UFRJ e Letícia do Laboratório de Neurofisiologia do Comportamento da UFF. Elas desenvolveram uma nova abordagem e a testaram nos jovens de 18 a 24 anos: o uso do impacto emocional na avaliação das novas imagens de advertência.

O grande desafio e/ou encruzilhada está justamente no encontro destes dois importantes núcleos de estudos:

No campo da comunicação e informação, a avaliação das novas imagens e frases de advertências como um fenômeno cultural da linguagem, ou seja, a consciência de que o conhecimento é linguagem.

No campo da saúde, o desenvolvimento de um projeto e testagem, com base nos estudos da neurociência ou dos métodos matemáticos e físicos de leitura do mundo.
É esse referencial teórico do campo da comunicação e informação que será a contribuição para a análise cultural na área de medicina social.

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