quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Diário de Campo

Olá! Que bom retornar ao ambiente acadêmico. Esse cheiro, essa aura... estava com saudades.
Nestas férias, confesso que venho utilizando o BLOG apenas para arquivo. De qualquer forma é um importante instrumento para organização das ideias, pensamentos, textos .... Mas não fiz novas postagens. Já o Dropbox venho utilizando bem...pelo visto, este deverá ser minha opção de instrumento de apoio ao Portifolio.
Comecei o semestre com algumas surpresas. Tinha como certa a parceria e orientação de Inesita Araújo, mas fiquei apenas com a parceria. Afinal, não podemos ganhar todas. Em conversa telefônica, ela informou que tinha me colocado na vitrine – me senti a própria prostituta nas vitrines de Amsterdan – e, o cliente que se interessou pelo produto foi o Estelita.
Minha primeira conversa com ele ocorreu no dia 24 de agosto e, o primeiro exercício será fazer um diário de campo com as sensações, embates e entraves ocorridos no processo de criação do primeiro banco público de imagens de advertências sanitárias. E, tentar organizar o clipping com a cobertura que a mídia fez do lançamento destas imagens, tendo como base os itens criados no diário de campo.
Penso que o melhor local para que isso ocorra é aqui, na aula de Portifolio, onde posso me expressar diante desta seleta plateia de objetivos comuns.
Daqui por diante o texto não será mais expositivo, preciso compartilhar e construirmos com vocês este Diário. Podemos começar?
QUERIDO DIÁRIO (Será que Anne Frank começou assim?)
Em janeiro de 2007, como chefe da assessoria de comunicação fui convidada a participar de iniciativa do programa de tabagismo do INCA do processo de escolha das novas imagens de advertências em sua terceira versão.
Primeiras impressões:
Objetivo:
Produção de fotos e advertências a serem consideradas para utilização nos maços de cigarros brasileiros, assim como testar o impacto emocional delas entre a população de 15 a 24 anos e foi desenvolvido em 3 Etapas:.
Etapa I: Avaliação da reatividade emocional das figuras atualmente veiculadas nos maços de cigarro.
Etapa II e III: Confecção de Protótipos, Testagem, Seleção e Produção Final de novas figuras e elementos gráficos para veiculação nas embalagens dos produtos derivados do tabaco.


Processo:
- De desenvolvimento e implementação das novas imagens e advertências impressas nos maços de cigarro, foi desenvolvido através de uma parceria entre o INCA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA, Universidade Federal do Rio de janeiro – UFRJ, Universidade Federal Fluminense - UFF e Pontifícia Universidade Católica – PUC/Rio de Janeiro.
- De decisão das imagens/frases de advertências para os produtos derivados do tabaco foi realizado pela Equipe da Divisão de Controle do Tabagismo, da Coordenação de Prevenção e Controle do Câncer / Instituto nacional de Câncer.
Temas importantes:

Neste processo levamos em conta fatores como momento político, necessidade de focar grupos específicos, de se trabalhar temas relevantes sobre tabagismo, o nível de aversividade alcançado nas avaliações emocionais, assim como o cuidado de não veicularmos imagens ou frases que colocassem o Ministério da Saúde em situação desfavorável. Vejamos a seguir como se deu este processo.

Tendo em mãos o resultado da avaliação emocional realizada pela Equipe da UFRJ/UFF, através dos Testes de Relato Avaliativo, discutimos num primeiro momento os temas que NÃO poderiam deixar de serem contemplados, como o Tema Tabagismo Passivo, tendo em vista que no momento político atual o Ministro da Saúde pretende implantar ambientes 100% livres da fumaça do tabaco em nosso país.

Impressões:
Convite - Visão da área técnica de tabagismo sobre a comunicação: não é apenas operacional e sim estratégica;
Reuniões plenárias para discussão e deliberação. Negociação entre os campos acadêmicos (UFRJ/UFF/PUC), área técnica (tabagismo e comunicação INCA). Tempos e sentidos diferentes.
Conquista de consenso entre o Grupo: democracia e liderança da Tânia Cavalcanti ( expertise e poder).
Disputas de liderança de instituições INCA - Santini/ANVISA – Agenor (ex Ministro da Saúde). Ausência da Anvisa, tensões e dificuldades de aliança.
Entrada de novos atores para pactuação – UFRJ, UFF, PUC, INCA (direção, tabagismo e comunicação), ANVISA ( técnicos e direção), MS (Comunicação e Ministro). Reuniões tensas.
Aliança e força das áreas técnicas tabagismo e comunicação. A comunicação do MS cria agenda de reunião no Ministério com todos os envolvidos para aprovação de 10 imagens do banco criado com 15 imagens. As imagens são aprovadas e apresentadas ao Ministro.
Nova tensão, a indústria entra no processo. O tempo que lei determina de encaminhamento das novas imagens para a indústria.
Duas imagens são vetadas. Ministro não aprova a imagem da impotência. E,uma personagem impede o uso de sua imagem ( mãe e filha).
Refazer e imagem da impotência sem tempo de teste.
Aprovação final e encaminhamento. Inexperiência e cuidado nos trâmites legais. Entrada de novo profissional, advogado especializado na área.
Lançamento das novas imagens:
1 – Elaboração pela área de tabagismo de manuais técnicos
2 – Elaboração pela área de comunicação de campanha de divulgação, publicitária e organização do evento. (articulação das campanhas da OMS, estaduais, municipais e Casa Civil)
3 – Elaboração por parte da Anvisa do encaminhamento das imagens para a indústria e cumprimento dos trâmites legais.
Lançamento ocorrido em maio de Maio de 2008, Brasília.
Material de pesquisa:
Clipping com a cobertura da mídia impressa
Ação civil pública contra a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA - Procuradoria da República de Blumenau;

Ação ordinária, o SINDICATO DA INDÚSTRIA DO FUMO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (SINDITABACO/RS) ajuizou ação ordinária, com pedido de antecipação da tutela, contra a AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA), buscando ordem liminar (a) que assegure às fabricantes de cigarros afiliadas à entidade o direito de não incluir em suas linhas de produção, e de não veicular nas embalagens de seus produtos e materiais publicitários, as imagens e respectivas cláusulas escritas previstas na Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA (RDC) nº 54, de 6 de agosto de 2008; (b) que autorize as indústrias fumageiras a continuar veiculando nas embalagens de cigarros, ao invés das figuras e enunciados contidos na Resolução 54/2008, as imagens divulgadas pela Resolução ANVISA nº 335, de 2003; e, finalmente, (c) que determine à ré que se abstenha de aplicar sanções às empresas substituídas pelo não-cumprimento da RDC 54/2008, sob pena de multa de R$ 10.000,00 por auto de infração indevidamente lavrado. Diz que congrega, no Estado do Rio Grande do Sul, diversas indústrias fumageiras,entre elas as duas principais fabricantes de produtos fumígenos no país, Souza Cruz S.A. e Philip Morris Brasil Indústria e Comércio Ltda., e detém legitimidade ativa para aforar a ação com o escopo de defender coletivamente direitos de suas filiadas.

Processo de rito investigatório do CONAR (Conselho de Autoregulamentação Publicitária), ocorrido após campanha veiculada pelo Ministério da Saúde como parte das atividades nacionais do Dia Mundial sem Tabaco 2008, o CONAR, por considerar essa campanha como “denúncia de conduta” em tese punível pela legislação sanitária e infração ao Código Brasileiro de Auto –Regulamentação, e por gerar suspeitas sobre anunciantes do setor fumageiro, empresas produtoras de novelas e filmes e emissoras em geral, iniciou um processo de rito investigatório para o que encaminhou ao Ministério da Saúde solicitação de esclarecimentos. Representação nº 169/08 / Anúncio “Começar a fumar é cair na deles”.

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