sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Propagandas de Cigarros

Propaganda de cigarro é tema de exposição no Castelo da Fiocruz PDF Imprimir E-mail


Image
No dia 21 de junho/2010 além da abertura da exposição, será o lançamento de mais uma edição da Revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos/RJ

O Castelo da Fiocruz vai ser cenário de dois eventos que alertam sobre os riscos do hábito de fumar. Entre os dias 21 de junho e 24 de julho/2010, a instituição irá abrigar a exposição “Propagandas de cigarro - como a indústria do fumo enganou as pessoas”. Na abertura da mostra, será lançada mais uma edição da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos, intitulada “Câncer no século 20: ciência, saúde e sociedade”.

A abertura da exposição e o lançamento da revista trimestral acontecem às 15h, no terceiro andar do tradicional prédio da instituição, em Manguinhos. A iniciativa é da Casa de Oswaldo Cruz, unidade dedicada à pesquisa, educação, preservação e divulgação da história da saúde brasileira e que abriga o mais expressivo acervo documental da saúde do Brasil.

A exposição “Propagandas de cigarro - como a indústria do fumo enganou as pessoas”, originalmente organizada pelos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor (professores da Universidade de Stanford, Estados Unidos), foi trazida ao Brasil com exclusividade pela agência de publicidade NovaS/B. A mostra inclui peças impressas e filmes comerciais das marcas de cigarro veiculados entre as décadas de 1920 e 1950 nos EUA. O material traz mensagens que associam o ato de fumar à emancipação feminina e retrata médicos, dentistas e atletas endossando o uso do tabaco. Os anúncios mostram até bebês e crianças incentivando os pais a fumarem e um Papai Noel fumante.

A NovaS/B tem importante histórico nas ações de combate ao fumo. Neste ano, pela segunda vez, a agência foi escolhida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para criar e desenvolver a campanha global do Dia Mundial Sem Tabaco (31 de Maio). Em 2008, com tema direcionado aos jovens, a campanha atingiu 1,4 bilhão de pessoas em 200 países. Neste ano, o tema escolhido pela OMS foi a “Indústria do Tabaco e o Marketing dirigido às Mulheres”, para o qual a agência criou a campanha “Fumar não é moda, é vício”. As peças também estarão na Fiocruz, em um painel com propagandas voltadas às mulheres.

A iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz de apoiar a mostra se articula à perspectiva mais ampla da Fiocruz de fomentar ações e pesquisas relacionadas às doenças crônico-degenerativas, que deverão ser cada vez mais frequentes no país diante da previsão de um progressivo envelhecimento populacional. Nesse cenário, os estudos históricos voltados para as ciências e a saúde, nos quais a exposição se insere, se apresentam como ferramentas importantes para a compreensão da história e dos aspectos contemporâneos do câncer, contribuindo com as ações para o seu controle.

Exposição “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as pessoas”

Lançamento da revista “Câncer no século 20: ciência, saúde e sociedade”

Data: Dia 21/06/2010, às 15h (a exposição segue até o dia 24 de julho/2010)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 16h30. Aos sábados, das 10 às 16h
Local: Castelo da Fiocruz - Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos
Site oficial da exposição:
http://tobacco.stanford.edu

Nenhum comentário:

Postar um comentário